Em homenagem ao Dia da Gastronomia Mineira, comemorado em 5 de julho, o Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Comtur-BH) promoveu, na quinta-feira (03), uma edição especial de sua reunião itinerante. O encontro ocorreu no Espaço da Cozinha Escola Itambé por Cumbucca, localizado no tradicional Mercado Central, e reuniu representantes do trade turístico, da sociedade civil, instituições parceiras e imprensa especializada.
O objetivo da reunião foi destacar a gastronomia como patrimônio cultural e vetor estratégico para o desenvolvimento do turismo da capital mineira. A pauta contemplou a apresentação de ações da Belotur já realizadas no primeiro semestre e o planejamento das iniciativas até o final de 2025, com foco em eventos, qualificação e estruturação do setor gastronômico.
Durante o encontro, foi feito o anúncio oficial da 2ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, que acontecerá entre os dias 15 e 31 de outubro. Também foi formalizada a celebração de um novo convênio entre a Belotur e o Sebrae Minas, voltado a fortalecer a gastronomia como ativo cultural, turístico e econômico da cidade.
Governança integrada e investimento contínuo
“Muito mais do que gastronomia, o que diferencia Belo Horizonte e confere reconhecimento à sua cozinha criativa é a nossa cultura alimentar. Por isso, temos colocado tanta intenção em traduzir nossas ações para alinhar as estratégias de promoção da cidade com as iniciativas de segurança alimentar”, afirmou a presidente da Belotur, Bárbara Menucci. “A força do fogão, o saber popular e a inovação caminham juntos, impulsionando a transformação de Belo Horizonte em uma referência cada vez maior no cenário nacional e internacional”, completou.
Outro destaque da reunião foi a apresentação do recém-criado Grupo de Trabalho de Gastronomia, que passa a funcionar no âmbito do Comtur-BH, com o propósito de fomentar ações integradas entre o poder público e a sociedade civil organizada. A criação do GT representa mais um passo na construção de uma política participativa para o setor.
Também foram divulgados dados inéditos da pesquisa de gastronomia do Observatório do Turismo de BH, que traçam o perfil e os hábitos de consumo dos frequentadores da cena gastronômica local. A pesquisa é parte do esforço da Belotur para subsidiar políticas públicas com base em evidências e orientar investimentos no setor.
Parcerias consolidadas e novos projetos
O analista do Sebrae Minas, Renato Lana, celebrou o fortalecimento da parceria com a Belotur. “Estamos muito contentes em anunciar mais uma ação em conjunto neste espaço democrático de governança que é o Comtur-BH. Teremos a segunda etapa dos projetos Bares com Alma e Menuuuh – Cardápio de Experiências Turísticas”, declarou. Segundo ele, dez convênios já foram firmados entre as duas instituições desde o início da parceria, totalizando cerca de R$ 5 milhões em investimentos para impulsionar o turismo e a gastronomia de Belo Horizonte.
A reunião também destacou o Concurso Prato Junino, uma das atrações do Arraial de Belô 2025, que será realizado nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de julho, no Mineirinho.
Conselho como espaço de articulação
O Comtur-BH é um conselho de caráter consultivo vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e sua principal missão é propor diretrizes, acompanhar e fiscalizar a execução da Política Municipal de Turismo. Reformulado recentemente, o conselho agora conta com representação paritária entre setor público e setor privado, garantindo maior equilíbrio e diversidade na formulação de políticas.
Com 54 membros ativos, sendo 36 da administração pública e 18 de entidades empresariais e profissionais do setor turístico, o Comtur-BH se consolida como um espaço estratégico de governança, com reuniões bimestrais que pautam decisões fundamentais para o fortalecimento do turismo na capital mineira.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Divulgação / PBH
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