Nos meses de abril e maio, a arrecadação de materiais recicláveis atingiu, em média, 30 toneladas por mês. Desde março de 2024, o serviço de coleta seletiva tem passado por uma intensa reestruturação, que incluiu diversas melhorias, entre elas, a aquisição de um caminhão zero quilômetro, a mudança da central de triagem para um novo galpão e a implantação de um sistema de monitoramento por GPS nos veículos.
Além dos benefícios ao meio ambiente, o avanço também fortalece a atuação da Recicla, associação de catadores parceira da Prefeitura, formada por nove membros que garantem sua renda por meio da atividade.
A coleta atende toda a zona urbana da cidade, com passagem semanal por cada setor, e também está presente em todos os mutirões de combate à dengue. Atualmente, o serviço é realizado com dois caminhões, que percorrem a cidade de segunda a sexta-feira, seguindo um roteiro fixo.
Segundo o secretário de Meio Ambiente Renan Jorge Preto, “a coleta seletiva é um dos serviços mais importantes que prestamos à comunidade. Sabemos dos desafios e estamos trabalhando para melhorar em diversos pontos, como aumentar a frequência nas áreas com maior volume de recicláveis e expandir o serviço para os distritos de Guardinha, Termópolis e também para a zona rural. Mas é preciso comemorar a evolução que tivemos no último ano, graças a um trabalho sério de toda a equipe, desde o setor administrativo e os motoristas até os membros da Recicla. Agradecemos às pessoas que separam seus recicláveis e os colocam para coleta no dia correto. A coleta seletiva só é possível com a participação efetiva da comunidade”, completa.
Fonte e foto: Prefeitura de São Sebastião do Paraíso
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional