Na primeira semana da Campanha de Vacinação contra a Gripe, iniciada em 31 de março, a Prefeitura de Belo Horizonte aplicou aproximadamente 50 mil doses da vacina. Considerando os grupos prioritários para o cálculo da cobertura vacinal, definidos pelo Ministério da Saúde – crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais e gestantes – cerca de 47 mil indivíduos foram imunizados, o que representa 8,5% de cobertura para este público específico.
Adicionalmente aos grupos prioritários iniciais, trabalhadores da saúde e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) também podem receber a dose da vacina neste momento. Os demais grupos que integram o público-alvo da campanha serão convocados progressivamente, conforme o município receber novas remessas de doses. A subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond, destacou o resultado positivo da primeira semana e expressou a expectativa de alcançar a meta de 90% de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A vacina está acessível em todas as regionais de Belo Horizonte, distribuída nos 153 centros de saúde municipais, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em pontos de vacinação extras. A prefeitura disponibiliza em seu portal os endereços e horários de funcionamento de todas as unidades de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os integrantes dos grupos prioritários verifiquem previamente os locais que estão oferecendo a vacina antes de se dirigirem a uma unidade. Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. Puérperas devem levar também a certidão de nascimento do bebê ou o registro hospitalar do parto.
Por Eduardo Souza
Com informações: Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Divulgação