Reconhecido por elevar a qualidade de vida dos idosos no município, o programa “Contagem Ativa” deu mais um passo para ampliar a promoção do bem-estar por meio do esporte. A partir da primeira semana de abril, a iniciativa passou a abranger também o público infantil, oferecendo gratuitamente aulas de balé e ginástica rítmica para crianças de seis a 14 anos, reforçando o compromisso da Prefeitura em promover hábitos saudáveis e estimular o desenvolvimento infantil, evidenciando o valor do esporte como ferramenta de bem-estar e inclusão.
O secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, ressaltou a relevância das novas modalidades, enfatizando que as aulas vão muito além do lazer. “Essas atividades são um pilar para a saúde e a qualidade de vida da população. Além disso, ao incentivar a participação dos jovens em iniciativas esportivas, contribuímos para o desenvolvimento social, oferecendo oportunidades que os afastam de caminhos indesejados e promovem valores como disciplina, convívio e bem-estar”, afirmou.
As atividades já movimentam diversos núcleos espalhados pela cidade e têm conquistado o entusiasmo das pequenas participantes. As irmãs Luiza, 9, e Livian, 6, alunas de balé no Ginásio Poliesportivo do Riacho, contaram que estão realizando um sonho antigo. “Já queria participar há muito tempo, mas não tinha aqui perto. Agora estou gostando muito das aulas e quero continuar no balé por muito tempo”, disse Livian. “Está sendo muito bom. Eu me sinto super bem nas aulas. Já fiz várias amizades aqui também, então tudo fica ainda mais divertido”, completou Luiza.
Segundo a mãe das meninas, Vivian da Anunciação, mesmo com pouco tempo de participação, os benefícios já são perceptíveis. “Só de começar o dia com algo saudável, se movimentando, eu acho maravilhoso. Já percebo que elas estão mais interessadas, mais responsáveis com os horários e, fisicamente, também já notei um bom desenvolvimento. Eu acredito que vai ser muito bom para elas”, destacou.
Na ginástica rítmica, o entusiasmo também é evidente. As irmãs Isabella, 8, e Maria Fernanda, 6, participam das aulas no CSU Eldorado e, a cada treino, se encantam ainda mais pela modalidade. “Eu só tinha visto as ginastas na televisão, nas Olimpíadas, mas nunca tinha treinado antes. Agora estou amando participar. É muito divertido usar as fitas e o bambolê, mas a fita é a minha parte preferida”, contou Isabella, enquanto Maria Fernanda, mais tímida, confirmava.
A mãe delas, Fernanda Nara, ressaltou a alegria das filhas e a melhora que percebeu no cotidiano desde que começaram as atividades. “Essas aulas são maravilhosas, porque, além de gastarem energia e ajudarem na disciplina, ainda despertam nelas o sonho de, quem sabe um dia, se tornarem atletas. Vejo o quanto faz bem para a saúde e para o desenvolvimento delas. Elas se adaptaram rapidamente e tiveram progresso na escola, sem contar que passam o dia todo animadas, esperando a hora de vir pra aula, que vira uma festa”, comentou.
Ainda há vagas disponíveis para ambas as modalidades. Para realizar a inscrição, os responsáveis devem comparecer aos núcleos durante o horário de atividades, portando cópias dos documentos de identidade (da criança e do responsável) e um comprovante de endereço.
Fonte: Prefeitura de Contagem
Fotos: Adelcio Ramos / PMC