Matéria atualizada em 05/07/2025 às 14h37min
A cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo, no fim de semana dos dias 5 e 6 de julho, tem sido palco da pré-inauguração do Expresso Mantiqueira, trem turístico que percorrerá um trajeto de 10 quilômetros pela antiga Estrada de Ferro Minas e Rio, após mais de duas décadas sem a circulação de composições de passageiros no trecho.
A rota parte do centro da cidade em direção à Estação Rufino de Almeida, contornando a Serra da Mantiqueira. A locomotiva que puxará o passeio é a diesel-elétrica norte-americana número 3507, fabricada em 1958, acoplada a um carro jardineira com capacidade para 52 passageiros. A primeira viagem aconteceu durante a manhã de sábado (05/07) passando por paisagens naturais e por um túnel histórico.
Durante a solenidade de pré-inauguração, estiveram presentes o prefeito do município de Cruzeiro, Kléber Silveira e o secretário de turismo do estado de São Paulo Roberto de Lucena. O que evidencia a importância do evento para a região e, por conseguinte, para o setor turístico e econômico.
Os ingressos custam R$ 50 por pessoa e serão vendidos somente no local a partir das 9h nos dias do evento. Crianças de até cinco anos não pagam. Estão previstas entre quatro e cinco partidas diárias, sendo a última por volta das 17h30.
O Expresso Mantiqueira é fruto do trabalho da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), organização sem fins lucrativos fundada em 1977. A entidade assumiu a concessão do trecho junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 2018 e, com recursos próprios, realizou as obras de restauração durante um período de quatro a cinco anos. O projeto também contou com doações da CPTM e do DNIT.
A pré-estreia do trem integra o 1º Encontro de Ferromodelismo de Cruzeiro, promovido pela Prado Trens, que será realizado gratuitamente. O evento inclui exposições de peças históricas, como a última locomotiva Hartmann do Brasil (de 1925) e a Sentinel (de 1931), além de maquetes e produtos voltados ao modelismo ferroviário.
A ação marca o início de um plano mais amplo de fortalecimento do turismo em Cruzeiro, que inclui a revitalização da Estação Central Ferroviária, a construção de um museu ferroviário e a interligação do trecho entre Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG), onde a ABPF também opera o Trem da Serra da Mantiqueira.
O retorno do trem acontece sobre os trilhos históricos da Minas and Rio Railway, ferrovia criada por investidores ingleses a partir de 1880. Sua inauguração, em 1884, contou com a presença de Dom Pedro II e participação do Barão de Mauá. O trecho foi palco de eventos marcantes, como os combates da Revolução Constitucionalista de 1932 no Túnel da Mantiqueira, onde morreu o Coronel Fulgêncio — nome dado à estação do local.
O ramal integrou redes como a Rede Sul-Mineira e Rede Mineira de Viação, tornando-se parte da Rede Ferroviária Federal S.A. em 1971. Os trens de passageiros foram sendo progressivamente desativados até que, após o início dos anos 2000, a linha entrou em completo abandono. Agora, ressurge como peça-chave no resgate do patrimônio histórico e no incentivo ao turismo regional.
Confira o álbum de fotos da inauguração no link a seguir: https://jornalpanoramaminas.com.br/site/confira-o-album-de-fotos-de-cruzeiro-com-rota-pela-historica-estrada-de-ferro-minas-e-rio/.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Estadão
Imagens: Jornal Panorama e Reprodução Redes Sociais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional