A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou as expectativas para o setor automobilístico em 2025, com uma projeção de crescimento de 5,6% nas vendas de veículos. A previsão foi anunciada nesta quinta-feira (12), após um ano de grande desempenho para o mercado. Em 2024, as vendas devem registrar uma alta de 15% em relação ao ano anterior, totalizando 2,65 milhões de veículos emplacados.
O setor automobilístico brasileiro teve em 2024 o maior crescimento desde 2007, destacando o Brasil como o país com maior expansão entre os dez principais mercados globais. A Anfavea também destacou um ciclo de investimentos recorde na indústria, de R$ 180 bilhões, e a criação de 100 mil novos empregos. No segundo semestre, as vendas alcançaram a maior média diária dos últimos dez anos, com 13,3 mil unidades comercializadas por dia.
Para 2025, a expectativa é de alcançar 2,8 milhões de unidades vendidas, com destaque para o crescimento de 5,8% nos segmentos de automóveis e comerciais leves. No setor de veículos pesados, a projeção é de um aumento de 2,1%.
Fonte e Foto: Agência Brasil