A Secretaria Municipal de Saúde de Alpercata promoveu uma blitz educativa na BR-116, rodovia que corta o município, na última quinta-feira (12 de fevereiro). A ação teve como foco levar informação à população e reforçar a importância da prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) durante o período de Carnaval, quando o aumento de eventos exige atenção redobrada com os cuidados básicos de saúde.
Durante a mobilização, foram distribuídos preservativos e repassadas orientações consideradas essenciais para que moradores e pessoas em trânsito pela cidade aproveitem as festividades com mais segurança e consciência. Ao escolher a BR-116 como ponto de abordagem, a iniciativa amplia o alcance da mensagem preventiva, alcançando tanto a comunidade local quanto quem circula pela região, tornando a educação em saúde mais presente no cotidiano e em espaços de grande movimentação.
A blitz integra o conjunto de ações de conscientização realizadas no Carnaval e reforça uma abordagem de saúde pública baseada na prevenção e na promoção do cuidado. Ao associar o tema à responsabilidade no período festivo, a Secretaria de Saúde destaca que informação e acesso a insumos de proteção são medidas práticas para reduzir riscos e incentivar escolhas mais seguras, contribuindo para a proteção individual e coletiva.
Com a iniciativa, o município reafirma o compromisso de fortalecer a prevenção e ampliar a orientação à população, promovendo ações que unem serviço e conscientização, com foco na promoção da saúde durante as celebrações.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Alpercata
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
