O Ipafolia 2026 foi oficialmente anunciado pela Prefeitura Municipal de Ipanema, por meio de um esforço conjunto das Secretarias de Cultura e de Comércio, Indústria e Turismo. Com o lema de que a alegria é tradição, o evento acontece de 13 a 16 de fevereiro e promete movimentar a cidade com uma programação que valoriza o samba e a união da comunidade.
O planejamento da festa busca, além do entretenimento, o fortalecimento da identidade cultural e da economia local. Com a inclusão das pastas de Comércio e Turismo, a administração municipal busca atrair turistas e fortalecer o setor de serviços, ao mesmo tempo que a Secretaria de Cultura se dedica a preservar as manifestações artísticas populares. A proposta de realizar quatro dias de eventos gratuitos é garantir que a festividade possa ser aproveitada por todos os cidadãos, promovendo um ambiente de alegria e convivência social.
A programação artística foi organizada de maneira a atender a diferentes perfis de foliões durante todo o período. As celebrações começam na sexta-feira (13), quando o grupo Ipasamba se apresentará. No sábado (14), Chinelo Branco e Cássia Araujo estarão no palco. No domingo (15), as atrações serão Pegada do Samba e o retorno de Chinelo Branco. O fechamento, que será na segunda-feira (16), trará um schedule turbinado com Ipasamba, Cássia Araujo e Paulo Sérgio Elétrico.
Com essa estrutura, Ipanema reforça seu compromisso com um evento seguro e cheio de vida. A ação é um desdobramento do planejamento da gestão em reconhecer e valorizar o patrimônio imaterial do município, para que o Carnaval siga sendo um símbolo de energia e crescimento para o município e sua região.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Ipanema
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
