A campanha Dezembro Vermelho começou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, com uma blitz educativa estratégica pelas ruas de Santo Antônio do Monte, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. A principal meta da mobilização é aumentar a conscientização da população sobre a fundamental importância da prevenção, da informação e, acima de tudo, da testagem rápida para HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
As equipes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade participaram da ação, que se concentrou na entrega de materiais educativos, panfletos e kits de prevenção. Com isso, o objetivo é facilitar o acesso e levar a questão da saúde sexual de forma direta ao cidadão, estimulando o cuidado constante e a responsabilidade de cada um.
Um dos fundamentos do Dezembro Vermelho é o incentivo ao diagnóstico precoce. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde destaca que o teste rápido gratuito para HIV, sífilis e hepatites B e C pode ser realizado de maneira completa em todas as Unidades Básicas de Saúde. São descritos como procedimentos seguros, realizados com total sigilo e a melhor forma de assegurar um tratamento precoce e interromper a transmissão das ISTs.
A blitz educativa e o aumento na disponibilidade de testes demonstram o empenho do município em garantir uma saúde integral e combater o estigma relacionado a essas infecções. Assim, o Dezembro Vermelho se consolida como um período de grande alerta e mobilização social em defesa da saúde sexual da população.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Santo Antônio do Monte
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
