O Brasil e Moçambique celebraram 50 anos de relação comercial com a assinatura de uma Declaração Conjunta entre o Sebrae, a Agência Brasileira de Cooperação e o Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas. O ato formalizado nesta segunda-feira (24) prevê novas ações integradas de capacitação, cooperação internacional e modernização do ambiente de negócios.
Ao todo, foram firmados nove atos de cooperação voltados ao fortalecimento institucional moçambicano em áreas como desenvolvimento, saúde, educação, diplomacia, empreendedorismo, promoção comercial, aviação civil, assistência jurídica e serviços agroflorestais.
A cerimônia integrou a missão oficial brasileira ao país africano, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou que a troca de experiências entre os dois países pode ampliar oportunidades para pequenos negócios.
Dados apresentados no encontro mostram o potencial agrícola de Moçambique e os desafios enfrentados por pequenos produtores, como baixa produtividade e acesso limitado a crédito e tecnologia. O comércio bilateral movimentou US$ 40,5 milhões em 2024, com destaque para exportações brasileiras de carnes de aves, produtos de perfumaria e móveis.
Da Redação
Com informações da Agência Sebrae
Foto: Charles Damasceno
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
