O Iepha-MG participou de encontro realizado com Sua Majestade Rainha Diambi Kabatusuila, líder tradicional do Reino Luba Bakwa Luntu, da República Democrática do Congo. A atividade ocorreu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, durante o feriado da Consciência Negra.
Reconhecida internacionalmente por sua atuação em sustentabilidade, empoderamento feminino e fortalecimento das relações entre África e diáspora, a monarca participou de um diálogo público aberto à comunidade. O encontro reuniu representantes culturais, gestores públicos e pesquisadores.
O tema central, “Unidade entre Continentes, Cooperação e Futuro Ancestral”, destacou a relevância da ancestralidade e da cultura afro-brasileira na construção de vínculos entre povos e tradições. A iniciativa reforçou a importância de promover espaços de troca e reconhecimento das matrizes africanas presentes em Minas Gerais.
A participação do Iepha-MG integra as ações do Estado em celebração ao Dia da Consciência Negra, que busca valorizar a diversidade cultural e a memória afro-brasileira.
Da Redação
Com informações da Secult-mg
Foto: Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
