A Secretaria Municipal de Saúde de Cordislândia está promovendo um forte empenho na Campanha Nacional de Multivacinação, com o objetivo estratégico de reverter a recente queda nos índices de cobertura vacinal e garantir a proteção de crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis. A iniciativa é vista como crucial para atualizar as cadernetas de vacinação e assegurar um futuro mais saudável para a população jovem do município.
Para alcançar essa meta, a Secretaria de Saúde implementou um plano de ação multifacetado, que vai além do atendimento padrão nas unidades de saúde. Uma das principais estratégias é a busca ativa, na qual agentes de saúde realizam um trabalho minucioso “porta a porta” para identificar e resgatar ativamente crianças e adolescentes que estão com doses em atraso. Essa abordagem proativa é fundamental para alcançar famílias que, por diversos motivos, não conseguem comparecer espontaneamente aos postos.
Complementando essa ação, o município tem promovido o “Dia D” de Mobilização Nacional. Esses eventos, frequentemente realizados aos sábados, contam com horários de atendimento estendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma medida pensada para facilitar o acesso de pais e responsáveis que trabalham durante a semana. A estratégia é reforçada por uma parceria intersetorial com as escolas, que colaboram incentivando os alunos a apresentarem suas cadernetas de vacinação, criando um ciclo de conscientização entre saúde e educação.
A campanha também dedica uma atenção especial ao público adolescente, um grupo que historicamente apresenta menores taxas de adesão. O foco está na aplicação de imunizantes cruciais para essa faixa etária, como a vacina Meningocócica ACWY, que protege contra formas graves de meningite, e a vacina contra o HPV, vital para a prevenção de diversos tipos de câncer. Para combater a hesitação vacinal, uma ampla campanha de comunicação está em andamento, utilizando as redes sociais para disseminar informações corretas, combater a desinformação e reafirmar a confiança na ciência e no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em apelo à comunidade, a Secretaria de Saúde reforça a importância do engajamento coletivo. “A vacinação é um ato de responsabilidade coletiva. Pedimos que todos os pais e responsáveis levem a caderneta de seus filhos e filhas à UBS mais próxima. Nossas equipes estão empenhadas, vamos juntos garantir que nenhuma criança ou adolescente fique desprotegido”, declarou a pasta. O esforço de Cordislândia demonstra um compromisso direto com a proteção da saúde e o bem-estar de sua juventude.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Cordislândia
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
