A partir deste sábado (27), os dois primeiros pórticos do sistema de pedágio eletrônico por livre passagem (free flow) entram em operação na BR-381/MG, nos municípios de Caeté (km 411,850) e João Monlevade (km 345,270). A cobrança será feita por meio eletrônico, sem necessidade de paradas ou presença de operadores, utilizando sensores e câmeras.
O sistema será expandido gradualmente até cobrir todos os trechos da rodovia, tornando a BR-381 a primeira rodovia federal concedida do país com pedágio 100% eletrônico. A concessionária Nova 381, responsável pela rodovia desde fevereiro, prevê R$ 9,3 bilhões em investimentos ao longo do contrato. Já foram aplicados R$ 319,7 milhões em melhorias de infraestrutura e serviços.
Isentos da cobrança estão ambulâncias, veículos oficiais, do corpo diplomático e motocicletas. Para facilitar o pagamento, 25 totens serão instalados entre Caeté e Governador Valadares, em locais como postos de combustíveis, restaurantes e nas unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs). Também será possível quitar os valores por aplicativo.
O modelo de pedágio livre tem sido adotado em outras rodovias do país e, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), visa melhorar a fluidez no tráfego, reduzir congestionamentos e promover uma infraestrutura rodoviária mais moderna e sustentável.
Da Redação Com informações da Agência Brasil.
Foto: Nova381/Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
