Influenciadores digitais de diversas regiões do Brasil estiveram no Supremo Tribunal Federal (STF) para debater temas como democracia, papel das instituições e comunicação nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira, 13 de agosto de 2025. O encontro faz parte da segunda edição do evento “Leis e likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, promovido pelo STF em parceria com o Redes Cordiais.
A iniciativa reúne 26 produtores de conteúdo para atividades e debates que seguem até quinta-feira, 14 de agosto. O objetivo é promover a troca de experiências entre personalidades do universo digital e profissionais do direito. O evento conta com patrocínio do YouTube, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), além da parceria com o Instituto Justiça e Cidadania (IJC). Nenhum participante recebeu cachê, e o STF não custeia as visitas, mantendo o caráter 100% social da ação.
Durante o primeiro dia, os influenciadores conversaram com os ministros Luís Roberto Barroso (presidente do STF), Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Também acompanharam o início da sessão plenária, participaram de uma visita guiada pelo edifício-sede e pelo museu do Tribunal, e encerraram o dia com um bate-papo com gestores da Corte sobre o papel da Justiça e do STF.
A secretária-geral do STF, Aline Osório, destacou que o Tribunal é frequentemente lembrado por investigações e ações criminais, embora essa seja apenas uma parte de suas atribuições. Ela ressaltou a importância de ouvir os influenciadores: “A gente precisa entender e aprender com vocês”, afirmou. Giselly Siqueira, secretária de Comunicação do STF, reforçou a necessidade de uma comunicação que alcance todos os públicos. “A comunicação de um órgão público como o Supremo tem dificuldades, porque a gente tem que falar para todas as pessoas, dos operadores do direito até aqueles que não têm o conhecimento técnico. Por isso é importante esse diálogo. Sozinha, nenhuma instituição consegue fazer isso”, disse.
Também participaram da roda de conversa a juíza Flávia Martins de Carvalho, ouvidora do STF; Fábia Galvão, coordenadora de multimeios da Corte; e Clara Becker, diretora-executiva do Redes Cordiais.
Entre os influenciadores presentes, Fred Nicácio defendeu uma comunicação mais acessível e elogiou os esforços do STF: “Ver os movimentos do STF para que essa comunicação ocorra é muito legal e motivador. Por mais que vocês não consigam se comunicar com nossa audiência como a gente, nós não conseguimos ter acesso a informação séria e verdadeira se não for por vocês”. Laila Zaid abordou os desafios da polarização política e da desinformação na internet, destacando a importância de uma comunicação ampla e inclusiva. A diretora de cinema e roteirista Sabrina Fidalgo questionou o papel do Supremo na sociedade e as discussões possíveis no Tribunal. Já o criador de conteúdo Mizael Silva apontou que informações verdadeiras sobre decisões do STF muitas vezes não chegam ao público e destacou o papel das redes sociais da Corte, como o perfil no Instagram, na divulgação dos fatos.
As atividades continuam nesta quinta-feira, 14 de agosto, com rodas de conversa com a ministra Cármen Lúcia e os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
A iniciativa reforça o compromisso do STF com a transparência e a aproximação com a sociedade, utilizando a influência digital como ponte para ampliar o entendimento sobre o papel do Judiciário e fortalecer a democracia.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações e imagem: Supremo Tribunal Federal
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