Minas Gerais segue valorizando a criatividade e o talento nas cozinhas das escolas públicas estaduais. O reality show Mestres da Merenda revelou a lista de mais 15 profissionais classificados para a fase final das seletivas presenciais, que ocorrerão no próximo fim de semana, nos dias 19 e 20 de julho, nas cidades de Governador Valadares e Varginha.
Os sete representantes da região do Vale do Aço e os oito do Sul de Minas disputarão as últimas vagas para a fase televisiva do programa, que será exibido pela Rede Minas. De cada seletiva regional, três finalistas serão escolhidos e, assim, se juntarão aos seis profissionais já classificados nas seletivas do Norte e Triângulo Mineiro.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a importância da iniciativa. Segundo ele, o programa é uma oportunidade de reconhecer os profissionais da alimentação escolar e valorizar a rica gastronomia mineira que se faz presente nas escolas do estado.
Confira os classificados das seletivas regionais:
Polo Vale do Aço
- Áurea Ferreira Teixeira de Oliveira (E.E. Américo Duarte, Aimorés) – Receita: Escabeche à moda Américo;
- Carlos Wagner Mendes Faria (E.E. Doutor Alfredo Sá, Almenara) – Receita: Pirão de frango com arroz nutritivo;
- Reginaldo Praxedes de Oliveira (E.E. Professor Leopoldo Pereira, Chapada do Norte) – Receita: Angu da Festa do Rosário;
- Cenir do Carmo de Jesus (E.E. Pedro Vicente de Freitas, Tarumirim) – Receita: Pernil com quiabo;
- Marli de Fátima Espínola Tibúrcio (E.E. Simon Bolívar, Ipatinga) – Receita: Sopa de banana com hortaliças;
- Tarcísia Gomes Faria (E.E. Maria das Dores de Souza, Setubinha) – Receita: Canjiquinha mineira;
- Roseane dos Santos Duarte (EE Pedro Paulino Fernandes, Manhuaçu) – Receita: Purê de batata-doce ao molho de linguiça toscana.
Polo Sul de Minas
- Luciane Messias Rozendo (E.E. Professor Antônio Corrêa de Carvalho, Varginha) – Receita: Almôndega nutritiva;
- Maria Aparecida Pedrozo (CESEC Professor João de Oliveira Barbosa, Campo Belo) – Receita: Yakissoba escolar;
- Meirivânia de Lima Pereira (E.E. Domingos de Souza Viana, Baependi) – Receita: Torta colorida de carne;
- Marisa Carla Fagundes dos Santos (E.E. Professora Dária de Brito Faria, Paraisópolis) – Receita: Vaca atolada à la Marisa;
- Eliane Marta de Oliveira Silva (E.E. Dona Lica Rafaelli, Alpinópolis) – Receita: Quibe de forno e arroz Popeye;
- Marly Alves de Oliveira (E.E. Alfredo Olivotti, Extrema) – Receita: Purê de batata-doce com carne desfiada;
- Rosa de Oliveira Filho (E.E. Irmã Maria Arcângela, Pratápolis) – Receita: Escondidinho de mandioca com frango;
- Flancelina Alves de Souza Franco (E.E. Professora Maria Auxiliadora Ribeiro, Bandeira do Sul) – Receita: Canjiquinha com tutu de feijão.
Etapas finais da competição
Com as seletivas marcadas para Governador Valadares e Varginha, o programa Mestres da Merenda definirá os seis profissionais que avançarão para a fase televisiva, que terá estreia no dia 18 de setembro, na Rede Minas. Ao todo, 18 participantes estarão na disputa.
Em episódios semanais, a série mostrará a rotina das cantineiras e cantineiros que conquistaram seu lugar no programa com pratos criativos, nutritivos e cheios de identidade cultural. O grande vencedor do reality levará para casa R$ 15 mil, enquanto o segundo e o terceiro colocados receberão R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente. Além disso, todos os participantes das etapas presenciais recebem uma ajuda de custo para o transporte.
A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, realizada por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Comunicação Social (Secom/MG), com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e da Rede Minas. A produção é da CasaCult, viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
O reality show Mestres da Merenda segue celebrando a criatividade e a diversidade culinária das escolas estaduais de Minas Gerais. Além de revelar receitas inovadoras e nutritivas, o programa serve como um reconhecimento aos profissionais da alimentação escolar, fundamentais para a formação e o bem-estar dos estudantes. À medida que o programa avança, ele demonstra como a gastronomia pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão, valorização cultural e desenvolvimento regional.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Minas
Imagem: SEE-MG / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional
