Na quinta-feira, 26 de junho, foi realizada em Belo Horizonte, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), a cerimônia de devolução simbólica da urna funerária de cerâmica ao município de Moema. O evento foi marcado por emoção, memória e valorização da história local.
A professora Lilian Panachuk de Sá, da UFMG — referência nacional em cerâmicas arqueológicas — compartilhou seu vasto conhecimento com os presentes, destacando a importância do artefato para a arqueologia brasileira. A servidora Angela Dolabela Canfora, que acompanhou de perto a retirada da urna em 2001, emocionou os participantes ao relembrar o percurso do objeto até o IEPHA-MG. Já Ellen Fernandes, gerente de Elementos Artísticos do Instituto, apresentou os detalhes do delicado processo de restauro.
A devolução da urna é fruto de uma atuação conjunta entre o IEPHA-MG — por meio das Diretorias de Promoção, Conservação e Restauro, e de Proteção e Memória —, a Prefeitura de Moema, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O trabalho integrado reforça o compromisso com a preservação da memória e da identidade cultural mineira.
Fonte e foto: IEPHA-MG
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
