Uma iniciativa voltada para o cuidado e recuperação da fauna silvestre foi oficializada com um novo formato de gestão. Um acordo firmado entre o órgão ambiental estadual e uma entidade especializada viabiliza melhorias na administração e operação de centros de triagem e reabilitação de animais. O compromisso, formalizado por meio de documentos institucionais, prevê a destinação de recursos financeiros para fortalecer o trabalho realizado nessas unidades ao longo de dois anos.
A medida representa um avanço na implementação de políticas públicas voltadas à preservação da biodiversidade, permitindo maior eficiência na aquisição de materiais, na contratação de profissionais especializados e na execução de atividades técnicas. A parceria foi estabelecida com uma organização da sociedade civil que se destacou em um processo seletivo público.
O estado conta atualmente com cinco centros desse tipo em atividade. Em alguns deles, a gestão ocorre de maneira compartilhada com a entidade federal responsável pelo meio ambiente. As unidades contempladas pela nova configuração anteriormente estavam sob administração exclusiva do órgão estadual, que agora passa a contar com apoio técnico externo.
Cada espaço tem capacidade para acolher milhares de animais silvestres anualmente, contribuindo para a recuperação e futura reinserção deles na natureza. A expectativa é que, em conjunto, as instalações atendam uma quantidade significativa de espécies ao longo do ano.
Representantes da administração ambiental estadual ressaltaram a relevância dessa colaboração para aprimorar o atendimento oferecido aos animais resgatados. O apoio institucional proporcionará melhores condições para os processos de tratamento e reabilitação, além de permitir uma reintegração mais qualificada ao meio natural.
A entidade parceira, reconhecida pelo trabalho desenvolvido no setor, celebrou a formalização do acordo, destacando o compromisso com a conservação da fauna. A aliança entre gestão pública e sociedade civil reflete um esforço contínuo para garantir a proteção dos animais silvestres, através de práticas mais estruturadas e eficazes.
Essa ação está inserida em um planejamento estratégico de longo prazo, que visa ampliar o alcance dos serviços, principalmente em regiões onde há maior incidência de apreensões de animais e nas proximidades de unidades ambientais estaduais. O fortalecimento das políticas voltadas à preservação da biodiversidade reforça a importância do trabalho integrado entre diferentes frentes de atuação.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Minas
Foto: Sisema / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional
