A cidade de Perdões promoveu mais uma etapa do Programa Saúde na Escola, iniciativa que contou com a participação ativa da equipe da saúde municipal e foi realizada recentemente nas instituições de ensino do município. A ação teve como foco principal o cuidado integral com os alunos, estendendo-se também a professores e colaboradores.
Durante a mobilização, foram aplicadas vacinas em crianças, educadores e demais profissionais das escolas, fortalecendo o compromisso da administração local com a prevenção de doenças e a promoção da saúde coletiva. Além da imunização, a equipe ofereceu orientações sobre cuidados básicos com a saúde, práticas de higiene e a importância da vacinação em dia.
A presença dos profissionais de saúde nas escolas contribuiu para criar um ambiente de confiança e informação, sensibilizando a comunidade escolar sobre a relevância das ações preventivas desde os primeiros anos de vida. A iniciativa reforça a integração entre as áreas da saúde e da educação como estratégia essencial para o bem-estar da população.
O Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, tem como objetivo fortalecer a saúde e prevenir doenças entre estudantes da rede pública. Em 2025, com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, o programa foca na imunização contra enfermidades como meningite e HPV para alunos entre 5 e 14 anos. Além disso, desenvolve ações voltadas à saúde mental, prevenção da violência, educação em saúde, e acompanhamento contínuo do estado de saúde dos estudantes, abrangendo áreas como saúde bucal, ocular, auditiva, desenvolvimento da linguagem, saúde sexual e reprodutiva, prevenção da Covid-19 e do uso de substâncias nocivas, promovendo assim uma abordagem integral do bem-estar infantojuvenil.
A ação demonstra o empenho de Perdões em garantir qualidade de vida para seus cidadãos, priorizando o cuidado com as crianças e com aqueles que se dedicam à sua formação. A atuação conjunta reafirma o papel da prevenção como ferramenta essencial para o desenvolvimento saudável da comunidade escolar.
Por Eduardo Souza
Com informações e imagens: Prefeitura de Perdões
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional


