Pirapora conquistou reconhecimento de destaque no cenário da saúde pública nos dias 8 e 9 de maio, ao ser premiada com três experiências bem-sucedidas durante o Seminário Internacional sobre Experiências Inovadoras em Atenção Especializada. O evento, promovido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), aconteceu em Belo Horizonte e reuniu especialistas de todo o país e convidados internacionais.
As iniciativas premiadas foram: “Lesões de Pele Suspeitas de Malignidade”, “Ostomia é vida: dando visibilidade a uma deficiência invisível” e “Oficinas Externas com Parcerias Interinstitucionais e Comércio Local”, esta última desenvolvida pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil de Pirapora.
Os projetos reconhecidos refletem a aposta do município em abordagens inovadoras, que aliam ciência, sensibilidade e atuação em rede. Eles também evidenciam o fortalecimento do cuidado especializado com foco na humanização, na inclusão e na eficiência do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora de Assistência à Saúde de Pirapora, Aline Fagundes, destacou a importância do evento como espaço de intercâmbio técnico e valorização das boas práticas: “Foi um espaço rico de troca de saberes, inovação e valorização do cuidado em saúde”, afirmou.
Com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e de gestores municipais, o seminário reafirmou o compromisso coletivo com o aprimoramento do SUS. A premiação conquistada por Pirapora simboliza não apenas o reconhecimento pelo trabalho técnico desenvolvido, mas também a inspiração para que outras localidades adotem soluções criativas e eficazes na atenção especializada.
Por Leonardo Souza
Com as informações e fotos: Prefeitura de Pirapora



