O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou na sexta‑feira (16) a Expoingá, uma das maiores feiras do agronegócio do Sul do país, realizada no Parque Internacional de Exposições de Maringá (PR). Ao lado de produtores, expositores e lideranças rurais, Zema detalhou o desempenho do agro mineiro, responsável por 42 % das exportações do estado.
“”Em 2024, pela primeira vez na história de Minas, o agro exportou mais do que atividade de mineração, que sempre foi com muito destaque a principal pauta de exportação. Isso é muito em virtude do nosso esforço para melhorar a segurança no campo e dar apoio às cooperativas, à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e aos produtores rurais”, afirmou. O governo também tem investido na expansão da energia elétrica rural, destacou.
Visita à Cocamar
Antes de chegar à feira, o governador se reuniu na sede da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, referência nacional com mais de 19 mil famílias cooperadas nas culturas de soja, milho, trigo, café e laranja. “”A Cocamar é uma cooperativa invejável, a quinta maior do Brasil. Maringá é uma referência no agro, o trabalho cooperativo realizado aqui é algo que serve de exemplo algo que o Brasil todo deveria se inspirar”, destacou Romeu Zema.
Encontro com setor empresarial
A agenda incluiu ainda diálogo com empresários da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), onde Zema apresentou reformas fiscais e simplificação regulatória que colocaram Minas entre os estados que mais atraem investimentos no Brasil. O governador visitou também a sede da Sky Group Brasil, companhia de peças automotivas que mantém filiais em Contagem e Belo Horizonte, exemplo de integração entre as economias mineira e paranaense.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Agência Minas
Foto: André Valadares / Digital MG