“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A realização do XXVI Encontro de Folias de Reis de Conceição do Rio Verde, neste domingo (04), celebrou a espiritualidade, tradição e cultura no município, emocionando a todos os presentes no Centro de Lazer Deputado Ivair Nogueira. Marca registrada da expressão cultural da cidade, o evento contou com a participação de 14 Companhias de Reis de Conceição do Rio Verde, Cambuquira e Três Corações.

Organizado pela prefeitura, por meio da brilhante equipe da secretaria de Cultura, o Encontro de Folias de Reis proporcionou grandes momentos de intensa devoção e alegria para toda a comunidade conceiçoense, que também pôde participar de um delicioso almoço servido aos foliões.

O prefeito Pedro da Ju, embaixador da Companhia de Reis Marcos Olímpio, expressou palavras de apreço e gratidão. O Chefe do Executivo afirmou sentir orgulho dos anos à frente da prefeitura, promovendo anualmente os Encontros de Folias de Reis. Mesmo sendo seu último ano à frente da Administração Municipal, ele garantiu que, no próximo ano, estará contribuindo mais uma vez com a realização do evento.

“Estes anos à frente da prefeitura foram marcados por momentos únicos, e realizar os Encontros de Folias de Reis sempre foi especial para mim. Ano que vem, estarei aqui como folião, mantendo viva essa tradição que é parte integrante da minha família, de nossa história e cultura”, disse o prefeito.

Na oportunidade, o prefeito Pedro da Ju também destacou a importância do companheirismo e o comprometimento do vice-prefeito Flavinho do Sindicato, enfatizando o apoio contínuo e fundamental nos últimos três anos. A união entre ambos foi fundamental para fortalecer a Administração Municipal e alcança o sucesso dos eventos no município, fomentando a cultura e fortalecendo a identidade de Conceição do Rio Verde.

O vice-prefeito Flavinho, que revelou uma grande satisfação em fazer parte da realização do Encontro de Folias de Reis, também aproveitou para agradecer o apoio das secretarias municipais para que a tradição seja mantida no município, além de destacar a importância de passar essa manifestação cultural para as futuras gerações.

“A gente não mede esforços para que essa tradição sempre ganhe força a cada ano. Mantendo essa força e esse elo entre as folias, para que as crianças que estão chegando vivam e passem para frente, de geração em geração, tanto a congada quanto a Folia de Reis. A gente fica feliz pelo resultado que está sendo esperado e que conseguimos promovendo esse evento festivo”, disse.

Se apresentaram no XXVI Encontro de Folias de Reis os seguintes grupos:  Companhia de Reis Marcos Olímpio; Companhia de Reis Sagrada Família; Companhia de Reis Três Irmãos; Companhia de Reis Estrela do Oriente; Companhia de Reis do Divino Espírito Santo; Companhia de Reis Nossa Senhora da Guia; Companhia de Reis Estrela do Oriente; Companhia de Reis Estrela da Guia, Companhia de Reis Nossa Senhora da Conceição; Companhia de Reis A Caminho de Belém e Companhia de Reis Sagrada Família de Nazaré. De Três Corações, se apresentaram a Companhia de Reis Nossa Senhora das Graças e a Companhia de Reis Divina Luz. Já de Cambuquira se apresentou a Companhia de Reis Família Gato.

Anualmente, o Encontro de Folias de Reis de Conceição do Rio Verde segue eternizando muitas memórias e emoções, além de reafirmar o compromisso da prefeitura e da comunidade em manter viva essa tradição, celebrando o patrimônio, a fé e a cultura que formam a identidade do município e o tornam tão especial.

Por Leonardo Souza