A 10ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte acontece neste fim de semana, com programação gratuita e ininterrupta das 18h de sábado (23/8) até as 19h de domingo (24/8). O evento contará com 300 atrações espalhadas por seis palcos e 17 espaços do Hipercentro da capital mineira, incluindo Praça da Estação, Parque Municipal, Viaduto Santa Tereza e ruas da região central.
Entre os destaques do Palco Sesc, na Praça da Estação, estão os shows da banda Fat Family em homenagem a Tim Maia, no sábado às 20h20, e o espetáculo “Afrosinfonicidade”, com Carlinhos Brown e Orquestra Ouro Preto, no domingo às 18h10. Outros nomes da programação são Israel e Rodolffo (0h10), Akatu com participação de Djonga (1h50), Sidoka (3h50) e Olodum celebrando 40 anos do axé (16h). Ao todo, 1,5 mil artistas locais integram o evento.
A prefeitura destaca que a Virada Cultural é uma política pública de valorização da cultura e inclusão, com fomento à economia criativa e ao uso consciente dos espaços públicos. “É um legado de construção coletiva”, afirmou a secretária de Cultura, Eliane Parreiras. A edição de 2025 conta com orçamento de R$ 5 milhões e a expectativa de geração de até 100 mil empregos diretos e indiretos. A segurança será garantida por 3,5 mil agentes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, com esquema especial de trânsito e bloqueio de vias no entorno do evento.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site: portalbelohorizonte.com.br/virada
Da redação com informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional