O auditório Arduíno Bolivar, da Prefeitura de Viçosa, foi palco de um importante evento para a saúde pública do município: a 14ª Conferência Municipal de Saúde e a etapa municipal da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde de Viçosa, a conferência reuniu, no dia 28 de março, autoridades, profissionais da saúde e a comunidade para debater temas fundamentais relacionados à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
O evento teve início com a leitura e aprovação do regimento interno, marcando o início das discussões que envolvem a construção de políticas públicas para garantir uma saúde digna e de qualidade para os cidadãos. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Ângelo Chequer, diversas autoridades locais e o vice-prefeito, médico Sérgio Lopes, que também é responsável pela área de saúde no município.
Sérgio Lopes, que deu as boas-vindas aos participantes, destacou a relevância da conferência como um espaço de debate e troca de experiências. O tema central da conferência, “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, foi abordado por Lopes como uma oportunidade para refletir sobre as condições de trabalho, os riscos ocupacionais e o acesso aos serviços de saúde. Ele destacou que, embora o trabalho seja um dos pilares da sociedade, ele também representa desafios significativos, como jornadas exaustivas, riscos ambientais, adoecimento físico e mental, e a precarização de direitos.
Em um depoimento pessoal, o vice-prefeito reafirmou seu compromisso com a saúde. “A saúde é minha principal área de atuação há 30 anos, sendo os últimos 25 anos dedicados a Viçosa. Fui convidado pelo prefeito Ângelo para compor sua chapa exatamente por minha experiência na área de saúde. Por isso, a saúde será prioridade em minhas ações durante este mandato”, concluiu.
Ao longo do evento, diversos especialistas abordaram os três eixos temáticos da conferência, que foram essenciais para o desenvolvimento das discussões: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social. Esses temas englobaram as principais questões que afetam a saúde do trabalhador, desde políticas públicas e regulamentações até os impactos das novas formas de trabalho na saúde física e mental dos trabalhadores.
A conferência foi concluída com a eleição dos delegados que representarão Viçosa na Conferência Regional de Saúde, dando continuidade ao processo de fortalecimento da participação popular e do controle social na saúde pública. A escolha dos delegados reflete a democracia participativa do evento e o compromisso com a construção de políticas que atendam às reais necessidades da população.
Por Leonardo Souza
Com as informações e fotos: Prefeitura de Viçosa