No fim de fevereiro, os vereadores de Capitólio, Cláudio Ramos e Logan, estiveram em Vargem Bonita, onde, juntamente com autoridades e representantes de associações da região, participaram de uma reunião com o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA – MG), João Paulo Martins, sobre a Implementação da “Declaração da Paisagem Cultural de Minas Gerais e sua Aplicabilidade na Serra da Canastra”.
Na oportunidade, os vereadores apresentaram algumas demandas para o turismo em Capitólio que serão levadas ao secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Um ponto de destaque no evento foi a possibilidade de a Serra da Canastra se tornar a primeira região de Minas Gerais a receber a implementação oficial da Declaração de Paisagem Cultural, que caso seja aprovada, representará um marco na gestão do patrimônio natural e cultural do estado.
Com o reconhecimento, a Canastra passará a ter políticas específicas para preservar suas tradições produtivas – como o Queijo Minas Artesanal e a produção de café – além de garantir incentivos para o desenvolvimento econômico sustentável e o turismo rural.
A declaração da Serra da Canastra como Paisagem Cultural de Minas Gerais pode levar benefícios diretos para a economia e para a preservação ambiental.
Fonte e foto: Câmara de Capitólio
Com informações da Prefeitura de Vargem Bonita