Escolha uma Página

O Banco Central do Brasil revelou nesta quarta-feira (10) que um total de 39.088 chaves Pix de clientes da 99Pay Instituição de Pagamentos teve seus dados vazados. Esse é o 11º incidente do tipo desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

O vazamento ocorreu entre os dias 26 de junho e 2 de julho e incluiu informações como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. O BC atribui o incidente a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento, enfatizando que os dados expostos são cadastrais e não afetam diretamente movimentações financeiras.

Embora o impacto potencial para os clientes seja considerado baixo, o Banco Central decidiu comunicar o incidente por transparência. As pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da instituição, conforme orientação da autarquia para evitar comunicações falsas por outros meios.

A 99Pay informou por nota que o problema de segurança foi corrigido e que nenhum dado sensível, como senhas ou informações financeiras, foi exposto. A instituição ressaltou seu compromisso com a segurança e privacidade dos dados, além de estar disponível para esclarecer dúvidas e fornecer suporte aos usuários afetados.

Fonte e fotos: Agência Brasil.