A usina nuclear de Fordow, uma das mais estratégicas do Irã, foi alvo de novos ataques nesta segunda-feira (23), segundo informações divulgadas por veículos estatais iranianos. O porta-voz da província de Qom, onde a instalação está localizada, confirmou a ofensiva, que desta vez foi atribuída a Israel.
De acordo com a agência semioficial Tasnim, o ataque não provocou danos significativos e não representa ameaça direta à população local. “Não haverá perigo ou ameaça aos cidadãos”, garantiu o porta-voz, conforme reproduzido pela agência ISNA.
O episódio acontece apenas dois dias após os Estados Unidos terem realizado uma série de bombardeios contra três das principais instalações nucleares iranianas, entre elas Fordow, como parte da escalada militar iniciada no fim de semana.
Construída dentro de uma montanha justamente para resistir a ofensivas aéreas, a instalação de Fordow é considerada uma das mais protegidas e sensíveis do programa nuclear iraniano. O local já havia sido alvo de intensa atenção internacional nos últimos anos, por seu papel central no enriquecimento de urânio.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações da CNN
Foto: Divulgação / Irna
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional