Detentos das unidades prisionais de Jequitinhonha, Malacacheta, Novo Cruzeiro e Teófilo Otoni, na região Nordeste de Minas Gerais, têm participado de iniciativas voltadas à ressocialização, atuando em diferentes frentes de trabalho. Os projetos permitem que os presos adquiram habilidades nas áreas de construção civil, cultivo de alimentos e produção artesanal, visando à reinserção social e à geração de renda ao término da pena. As quatro unidades integram a 15ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), composta por órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Penitenciário.
Em Jequitinhonha, os detentos contribuíram recentemente para a revitalização da pintura da fachada e do portão da unidade prisional. Além disso, o presídio mantém parceria com a prefeitura local, permitindo o uso da mão de obra carcerária no cultivo de hortaliças destinadas ao Hospital São Miguel e na fabricação de blocos utilizados em obras municipais. Em Malacacheta, os presos auxiliam na construção do novo Centro de Identificação da Polícia Civil e do prédio que abrigará o polo de produção de fraldas do programa “Liberdade em Ciclos”. O município também conta com a “Fábrica da Alegria”, onde brinquedos são produzidos para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Em Novo Cruzeiro, seis detentos trabalham no plantio de vegetais e legumes, como alface, cenoura, beterraba, coentro, couve e taioba, que abastecem o Hospital Municipal São Bento. Com a ampliação da horta, prevista para breve, mais quatro internos serão incluídos na iniciativa. A Penitenciária de Teófilo Otoni, por sua vez, conta com 96 presos envolvidos em diversas atividades, incluindo uma horta que produz até 300 quilos de alimentos por semana, distribuídos para 11 entidades do município, e a fábrica de absorventes do programa “Liberdade em Ciclos”. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, reforça que oferecer oportunidades de trabalho aos detentos pode ser decisivo para evitar reincidência criminal e facilitar a reintegração à sociedade.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Minas
Foto: Sejusp / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional