A Câmara Americana de Comércio (Amcham) aponta que um terço das exportações brasileiras aos Estados Unidos estão livres do tarifaço imposto na semana passada pelo presidente Donald Trump.
A lista representa, no caso do Brasil, US$ 11,4 bilhões em importações pelos Estados Unidos (27% do total), sendo que 83,5% são de dois setores: “combustíveis minerais e madeira e obras de madeira.
A lista geral das exceções inclui por exemplo 47 produtos farmacêuticos, 374 produtos químicos orgânicos, 16 máquinas e materiais elétricos, 12 pedras e metais preciosos, 85 produtos químicos inorgânicos, dentre outros.
A entidade ressalta, porém, que “esses bens podem ter tarifas adicionais aplicadas sob outras legislações e devem ser analisados caso a caso”.
A entidade diz que “no total, são 1.039 produtos que representam, em valor, ao redor de 20% de toda a importação dos Estados Unidos em 2024, ou US$ 655,4 bilhões.
Desse total, a maior parte, 68,5% está concentrado em dois grandes setores: combustíveis minerais e produtos farmacêuticos”. A Amcham entende que isso deve reforçar a aposta do Brasil no diálogo com os Estados Unidos.
Fonte: CNN
Fotos: Redes Sociais