“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Castelo, localizada na região do Riacho, foi inaugurada no dia 26 de abril. A troca de endereço e a reforma do novo espaço, que está mais amplo e confortável, fazem parte de um pacote de investimentos da Prefeitura de Contagem, que está empenhada em ampliar o acesso e garantir mais qualidade na atenção básica do município, foco da gestão desde 2021.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, ressaltou os esforços que estão sendo feitos pela gestão para a reconstrução da saúde pública, entre eles, o processo de adesão ao programa Mais Médicos; o reajuste salarial dos profissionais da área; a revitalização e/ou readequação de 18 UBSs – como a do Monte Castelo; e a reforma de mais sete novas unidades.

Com nove consultórios médicos, a UBS Monte Castelo conta com três equipes de Saúde da Família (PSF) e profissionais como técnicos de enfermagem, ginecologista, pediatra, fisioterapeuta, psicólogo, dentista e entre outros. Um grande avanço quando comparado à antiga unidade.

Moradora da região, Kenia Soares, 63, acredita que “esta é uma maneira de dar dignidade para a população. Ter um posto de saúde próximo e de qualidade é essencial. A antiga unidade era pequena. Fico feliz com a mudança”. Durante o evento houve apresentação do cantor Fábio Luiz e barraquinhas da economia solidária.

“Estamos reconstruindo a saúde no município. Isso significa que podemos afirmar que Contagem está com suas equipes da atenção básica completas, têm médicos todas as unidades e que estamos nos esforçados para trazer mais qualidade e infraestrutura física para as UBSs de todas as regionais”, disse a prefeita.

Com as informações da Prefeitura de Contagem

Fotos: Luci Sallum / PMC