O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (12) que considera permitir a abertura de uma “ação judicial abrangente” contra o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. A ameaça ocorre em meio ao descontentamento de Trump com a recusa do banco central em reduzir as taxas de juros e com o custo das obras de renovação da sede da instituição, em Washington.
Trump, que nomeou Powell para o cargo em seu primeiro mandato (2017-2021), vem pressionando os governadores do Fed a destituí-lo. Em julho, durante uma visita às obras, o presidente questionou o valor de 3,1 bilhões de dólares divulgado em um documento que recebeu, enquanto Powell corrigiu o custo estimado para 2,5 bilhões de dólares. Trump, no entanto, manteve a crítica, afirmando que o projeto deveria custar apenas 50 milhões de dólares.
Além das críticas aos gastos, Trump acusa Powell de agir de forma “tardia” nas decisões sobre política monetária e insiste para que os juros sejam reduzidos imediatamente. Powell, que preside o Fed até maio de 2026, pode permanecer como governador até janeiro de 2028, mas Trump já sinaliza a intenção de substituí-lo por alguém mais alinhado a suas propostas econômicas.
Da Redação
Com informações Estado de Minas Foto: Reproduçao Rede Social
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional