A Toyota suspendeu temporariamente a produção de veículos em suas fábricas no Brasil após uma forte tempestade atingir, na última segunda-feira (22), a planta de Porto Feliz (SP), responsável pela fabricação de motores. Os danos na unidade impactaram diretamente as fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, que são abastecidas por Porto Feliz.
Segundo a empresa, a retomada da planta de motores deverá levar meses. Enquanto isso, a Toyota busca alternativas de fornecimento de motores junto a suas unidades no exterior, na tentativa de reativar a produção nas outras fábricas do estado. A empresa está em tratativas com os trabalhadores sobre a suspensão temporária dos contratos de trabalho (layoff), mantendo os vínculos empregatícios.
Os funcionários da unidade de Sorocaba estão sendo consultados, por meio de assembleia virtual iniciada nesta sexta-feira (26), sobre a aceitação da proposta de layoff. A votação segue até o dia 28. Já o sindicato que representa os trabalhadores de Porto Feliz informou que a Toyota se comprometeu a manter os empregos e os benefícios negociados.
A Toyota destacou que as medidas emergenciais serão aplicadas assim que forem aprovadas pelos trabalhadores, como forma de minimizar os impactos da paralisação na produção nacional.
Da Redação
Com informações da Agência Brasil. 24/09/2025 REUTERS/Jorge Silva
Foto: Freepik
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
