Advogado com quase 25 anos de carreira foi indicado pelo governador Romeu Zema e passa a integrar a 18ª Câmara Cível do Tribunal
O advogado Luís Eduardo Alves Pifano tomou posse, na quinta-feira (26), como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade ocorreu no Auditório do Tribunal Pleno, na sede do TJMG, em Belo Horizonte, e foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
Pifano foi nomeado para vaga do Quinto Constitucional, destinada à advocacia, após figurar em lista tríplice elaborada pelo Tribunal Pleno e ser escolhido pelo governador Romeu Zema. A cadeira estava vaga com a aposentadoria do desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho.
Em sua posse, prestigiada por colegas da magistratura, membros da OAB, familiares e autoridades, o novo desembargador recebeu a tradicional botoneira das mãos do presidente do TJMG, além de sua mãe, esposa e filho. Ele integrará a 18ª Câmara Cível da Corte mineira.
Ao discursar, o presidente Corrêa Junior ressaltou o valor da diversidade de trajetórias na composição do Judiciário. “Foi com a consciência dessa confluência de interesses e também a fim de oxigenar nossos Tribunais, promover mais diversidade de perspectivas e experiências e fortalecer o sistema de freios e contrapesos que a Constituição Federal de 1988 trouxe a regra do Quinto Constitucional, prevista em seu Artigo 94”, afirmou.
Perfil do novo desembargador
Natural de Juiz de Fora, Pifano é formado em Direito pelo Instituto Viana Júnior e possui especialização em Direito Público pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, cursa mestrado na área pela Universidade Fumec. Com quase 25 anos de experiência na advocacia, atuou em diversas cidades de Minas Gerais, além de Belo Horizonte e São Paulo.
Mesa de honra
A mesa da solenidade foi composta por autoridades dos Três Poderes e do sistema de Justiça, entre elas o corregedor-geral de Justiça de MG, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; a vice-corregedora-geral, desembargadora Kárin Emmerich; e o presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun. Também participaram representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do TRE-MG, da Justiça Federal, da Prefeitura de Belo Horizonte e da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).
Com a posse de Luís Eduardo Pifano, o TJMG reforça o princípio constitucional de diversidade de origem em sua composição, integrando à magistratura um profissional com ampla experiência no exercício da advocacia.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações do TJMG
Foto: Juarez Rodrigues / TJMG
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional