Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”, a cidade de Tiradentes dará início no dia 5 de maio à sua primeira Pré-Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro ocorrerá das 8h às 9h no bairro Várzea de Baixo, marcando o início de uma série de reuniões que irão percorrer diversos bairros da cidade até o dia 16 de maio.
As Pré-Conferências são espaços democráticos e participativos, nos quais a população pode contribuir diretamente com a formulação e o aprimoramento das políticas públicas de assistência social. A iniciativa é promovida pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Prefeitura de Tiradentes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Confira as datas e locais das demais Pré-Conferências:
- 07/05 – das 8h às 9h | Posto de Saúde da Caixa D’Água
- 08/05 – das 8h às 9h | Posto de Saúde do Parque das Abelhas
- 13/05 – das 8h30 às 9h30 | Posto de Saúde do Elvas e Centro Comunitário Maria do Pilar
- 13/05 – das 8h às 9h | Posto de Saúde da Mococa
- 14/05 – das 8h às 9h | Bairro Pau D’Óleo
- 14/05 – das 13h às 14h | AMAT
- 16/05 – das 8h às 9h | Estação de César de Pina
O tema central celebra os 20 anos do SUAS, sistema público que organiza, em todo o Brasil, os serviços socioassistenciais voltados à garantia de direitos, proteção social e enfrentamento das desigualdades. Desde sua implantação em 2005, o SUAS tem como princípio a descentralização do atendimento, a participação popular e a articulação intersetorial para promover maior equidade no acesso aos serviços.
As Pré-Conferências servirão como preparação para a Conferência Municipal de Assistência Social, onde serão sistematizadas as propostas levantadas nas reuniões de bairro. Todos os moradores estão convidados a participar ativamente, trazendo demandas, sugestões e reflexões que possam contribuir para uma política pública mais eficaz e conectada com as realidades locais.
A mobilização representa um passo importante para garantir que as políticas sociais continuem sendo construídas com base no diálogo, na escuta e na defesa dos direitos de toda a população, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade.
Por Leonardo Souza
Com as informações e foto: Prefeitura de Tiradentes