A Prefeitura de Tiradentes realizou uma reunião com os representantes das Secretarias Municipais, nessa quarta-feira (25), para apresentar um panorama atual do que tem acontecido nas cidades vizinhas e discutir ações conjuntas que serão tomadas no município, objetivando prevenir o contágio e disseminação da bactéria Streptococcus Pyogenes.
As medidas começaram a ser discutidas e aplicadas no município, após a morte de três crianças em São João del-Rei e internação de outras quatro com diagnóstico ainda não determinado. As investigações apuram se elas, de fato, foram vítimas da bactéria Streptcoccus.
Como medida prioritária, começou nesta quinta-feira (26), dentro do plano de trabalho, as desinfecções das escolas municipais e do transporte coletivo escolar. Por essa razão, as aulas estão suspensas no município até a próxima segunda-feira (30).
O Secretário de Saúde de Tiradentes, Marcelo Andrade, ressalta que todas as ações preventivas estão sendo tomadas a fim de garantir a segurança e o bem-estar da população tiradentina. A recomendação é reforçar os cuidados de higiene pessoal e procurar o atendimento médico em caso de surgimento de sintomas.
É crucial que os pais não levem as crianças para a escola se apresentarem sinais de febre ou dor de garganta, seguindo os mesmos padrões que foram utilizados durante a pandemia de Covid-19. Além disso, serão realizadas ações adicionais.
Durante o retorno das aulas, será feito um reforço de orientações para as equipes das escolas, com foco no acompanhamento e monitoramento, bem como na importância da higiene pessoal e lavagem das mãos.
Outro ponto crucial foi o controle do estoque de antibióticos. Para isso, foi realizada uma conferência para garantir que tenhamos antibióticos disponíveis para o atendimento em caso de necessidade. Além disso, será feita a aquisição de kits para teste rápido de Streptococcus A, visando fortalecer ainda mais as medidas preventivas.
De acordo com o Secretário de Educação de Tiradentes, Valdo Rosa, os pais reivindicaram o fechamento por prazo indeterminado das escolas. No entanto, a pasta não tem respaldo cientifico para tal ou autorização para realização de aulas remotas. Além disso, será intensificado o momento de acesso das pessoas nas escolas para assegurar medidas de prevenção eficazes.
Com as informações da Prefeitura de Tiradentes
Foto 1: Flávio Tavares
Foto 2: Prefeitura de Tiradentes