A revista britânica The Economist publicou, na última quinta-feira (7), um artigo analisando as recentes tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. No texto intitulado “Até que ponto bater no Brasil é colocar EUA em primeiro lugar?”, a publicação afirma que as medidas podem aumentar o preço de alimentos como carne bovina e, consequentemente, o hambúrguer no mercado americano.
A revista destaca que, apesar de justificar as tarifas citando déficits comerciais, os EUA mantêm superávit com o Brasil há mais de dez anos. Segundo a análise, exportadores brasileiros podem rapidamente encontrar novos mercados para commodities como carne e café, produtos que não foram isentados das tarifas, ao contrário do suco de laranja. O texto aponta que, se o aumento de preços servir apenas para beneficiar aliados políticos de Trump, os consumidores americanos terão razão em questionar quem está realmente sendo colocado “em primeiro lugar”.
O artigo também menciona contradições na postura de Trump. Apesar de uma diretriz recente do secretário de Estado Marco Rubio para que diplomatas americanos evitem comentar processos democráticos de outros países, o presidente publicou carta defendendo Jair Bolsonaro, criticando o sistema judicial brasileiro e, posteriormente, elevando tarifas de importação para 50% sobre produtos brasileiros.
Segundo a revista, a política externa de Trump mistura nacionalismo e ações intervencionistas, com seletividade na defesa de direitos humanos. A expressão “America First”, que marca seu discurso, é usada de forma flexível, permitindo que o presidente americano atue de forma autoritária ou isolacionista conforme seu interesse.
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
Da Redação Com informações da Prefeitura de Londres
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional