O Sul de Minas foi representado pelo produtor, gestor e pesquisador cultural Uillian Santiago no II Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural, realizado em Ouro Preto (MG).
Com o tema “A Proteção Jurídica do Patrimônio Cultural Inventariado”, o evento reuniu juristas, gestores públicos, pesquisadores e representantes de instituições culturais de todo o país, além de convidados internacionais. A programação teve painéis temáticos, conferências e fóruns de capacitação, destacando o inventário como instrumento de identificação, contextualização e proteção do patrimônio cultural material e imaterial.
A conferência de abertura foi conduzida pelo Ministro Afrânio Vilela (STJ), que abordou o papel do Poder Judiciário na proteção do patrimônio cultural. Participaram ainda autoridades nacionais e internacionais, como Ministro Afrânio Vilela (STJ), Ministro Herman Benjamin (Presidente STJ), Leandro Grass (Presidente do IPHAN), Deputada Denise Pessôa (Câmara dos Deputados), Professor Carlos Magno (UFOP-NEPAC), Rosana Sampaio (IDPC Brasil), Marcos Paulo de Souza Miranda (MPMG), Marcelo Azevedo Maffra (MPMG), além de João Martins Claro (Portugal), Bolfy Cottom (México), Susan Kern (EUA), dentre outros juristas, pesquisadores e defensores do Patrimônio Cultural.
Representando o Sul de Minas, Uillian Santiago apresentou o trabalho “O audiovisual como instrumento de salvaguarda da Semana Santa em Minas Gerais”, destacando o papel do cinema documental e das novas tecnologias na preservação da memória coletiva e na valorização da fé popular.
Em sua fala, Uillian destacou:
“Preservar o patrimônio cultural exige narrar, registrar e sensibilizar. O audiovisual tem sido um instrumento potente, especialmente quando envolve as comunidades na construção de sua própria memória.”
Ele também comentou sobre a experiência do evento:
“Eu tive a honra de representar o Sul de Minas neste seminário em Ouro Preto. Foram dois dias intensos de painéis, debates e apresentações acadêmicas, com uma metodologia colaborativa que aproximou direito e patrimônio cultural, destacando a importância do inventário como instrumento de identificação, contextualização e proteção do patrimônio. Participar de todos os painéis e fóruns, interagindo com autoridades nacionais e internacionais, foi enriquecedor e reforça nosso compromisso com uma gestão cultural qualificada e participativa.”
Paralelamente ao seminário, ocorreu o Fórum de Capacitação de Agentes Municipais com Atuação no Patrimônio Cultural, voltado à formação de gestores e servidores municipais. O evento foi encerrado com a Carta Conclusiva de Ouro Preto, que destacou os efeitos jurídicos da inventariação, os deveres de conservação, a função sociocultural da propriedade, e a importância da educação patrimonial e do envolvimento comunitário.
A participação de Uillian Santiago reforça o protagonismo do Sul de Minas na proteção e gestão do patrimônio cultural, evidenciando uma atuação qualificada, participativa e em rede, que alia teoria, prática e sensibilidade na defesa da memória e da identidade cultural do país.












Por Graziela Matoso/ Com informações e fotos: Uillian Santiago e Organização do Seminário.
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
