O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para o dia 14 de julho o início dos depoimentos das testemunhas no caso que investiga o núcleo 2 da trama golpista, desdobramento das investigações sobre a tentativa de impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.
Entre os réus desse núcleo estão Filipe Martins, Marcelo Câmara, Silvinei Vasques, Mário Fernandes, Marília de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira. Eles são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de atuarem na organização de ações para sustentar a permanência ilegítima de Jair Bolsonaro no poder, após a derrota nas urnas.
Os depoimentos ocorrerão entre os dias 14 e 21 de julho, por videoconferência, e envolvem políticos e militares arrolados tanto pela acusação quanto pelas defesas. Todos prestarão depoimento como testemunhas, ou seja, devem relatar a verdade sob pena de incorrerem em crime de falso testemunho.
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator, será ouvido logo no primeiro dia de audiência, às 9h.
No dia 16 de julho, depõem testemunhas indicadas por Filipe Martins, entre elas:
- Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), deputado federal;
- Carlos Bolsonaro (PL-RJ), vereador;
- Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado;
- General Freire Gomes, ex-comandante do Exército;
- Tenente-brigadeiro Baptista Júnior, ex-chefe da Aeronáutica.
A defesa de Filipe Martins também solicitou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi negado por Alexandre de Moraes, com base no entendimento de que correréus não podem atuar como testemunhas ou informantes no mesmo processo — Bolsonaro é réu no núcleo 1 da trama.
Com esses depoimentos, o STF busca avançar na instrução do processo, aprofundando a apuração sobre o envolvimento de integrantes do governo anterior e de setores das Forças Armadas em uma tentativa de ruptura institucional.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional