O ministro Edson Fachin foi eleito nesta quarta-feira (13) como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para o mandato de 2025 a 2027. A escolha, feita em votação simbólica entre os ministros da Corte, também definiu Alexandre de Moraes como vice-presidente.
A eleição segue a tradição da Corte, que adota o critério de antiguidade para a ocupação da presidência, respeitando a ordem de rotatividade entre os ministros que ainda não exerceram o cargo. A votação ocorre conforme o Regimento Interno do STF, que determina a eleição dos novos dirigentes na segunda sessão ordinária do mês anterior ao fim do mandato da presidência atual.
Edson Fachin sucederá o ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte. Com a posse, prevista para o próximo mês, Fachin também assumirá a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pela fiscalização administrativa do Judiciário brasileiro.
Natural de Rondinha (RS), Fachin tem 67 anos e ocupa uma cadeira no STF desde 16 de junho de 2015, quando foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff (PT).
Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também é professor titular de Direito Civil, Fachin é mestre e doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui pós-doutorado no Canadá.
Com Informações da CNN/ Foto: Wallace Martins / STF – 16/07/2025
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional