O XIII Festival do Queijo e do Azeite de Alagoa movimentou o Circuito Turístico das Terras Altas da Mantiqueira, de 30 de maio a 2 de junho, atraindo e encantando milhares de moradores da região e turistas de diversas localidades de Minas Gerais e do Brasil.
Além de colocar em destaque a arte da produção do queijo e do azeite extra-virgem produzidos em Alagoa, o festival foi marcado pelo lançamento do hino do município, grandes shows musicais, o Concurso do Melhor Queijo Artesanal, visita à Fazendo Cauré, uma experiência na Fazenda Queijo Capital, entre outras atrações.
Para o prefeito de Alagoa, Juliano Diniz, o festival cumpre um importante papel para a divulgação do nome da principal atividade do município, que é a produção do queijo artesanal. Dessa forma, durante o evento os produtores têm a oportunidade de vender e mostrar a qualidade dos seus produtos e expandir as suas relações com fornecedores de outras regiões de Minas Gerais e do país.
“Para mim, é o momento que coroa uma gestão de apoio ao produtor rural e ao queijo artesanal. Essa coroação vem com esse festival, onde a gente demonstra a qualidade do nosso produto. Com certeza, além do entretenimento do lazer que proporcionamos à nossa população, conseguimos mostrar Alagoa para o país — que é o grande foco nosso para gerar renda aos nossos produtores”, reforçou o prefeito Juliano Diniz.
Pelo 3º ano consecutivo, a paulista Maria Auxiliadora de Almeida prestigiou o Festival do Queijo e do Azeite de Alagoa, junto com a família e amigos. “A programação é maravilhosa. As comidas são muito boas e a receptividade dos alagoenses é espetacular”.
Concurso do Melhor Queijo Artesanal
Este ano, 67 queijos foram inscritos no concurso, dos quais 49 disputaram na categoria de 1 kg, com 30 dias de maturação, e 18 na categoria de 5 kg, com 90 dias de maturação. Os queijos foram avaliados por 14 jurados, que elegeram os três melhores de ambas as categorias, de acordo com a aparência externa e interna, a consistência e o sabor.
A cerimônia de premiação foi prestigiada por um grande número de cidadãos e autoridades do município, região e Minas Gerais. Compondo a mesa estavam o prefeito Juliano Diniz de Oliveira, o vice-prefeito Francisco Humberto de Souza Barros, o presidente da Câmara Municipal, vereador Bruno de Barros Andrade, o deputado estadual Prof. Cleiton, o secretário municipal de Agricultura, Ricardo de Souza Andrade, o gerente regional da Emater/MG, Marcos Fábi, o prefeito de Itamonte, Alexandre Filadelfo, e a idealizadora e realizadora da ExpoQueijo, Maricell Hussein.
Na categoria de queijos de 5 kg, os grandes vencedores do XIII Concurso do Melhor Queijo foram, em 1º lugar, o produtor Valdeci conquistou o bicampeonato com o queijo Bugio; em 2º lugar, Marcelo, com o queijo Entre Morros; e em 3º lugar, Gabriel, com o queijo Vale do Quilombo. Já os ganhadores da categoria 1 kg foram, em 1º lugar, Marcelo, com o queijo Entre Morros; em 2º lugar, Tiago, com o queijo Vale do Quilombo; e em 3º lugar, Gabriel, com o queijo Três Irmãos.
O concurso ainda entregou o prêmio Super Ouro ao melhor avaliado entre os dois primeiros colocados de cada categoria. Este ano, o produtor Marcelo, com queijo Entre Morros, foi quem levou o título para casa. Após a cerimônia de premiação, os queijos participantes do concurso foram disponibilizados para degustação dos presentes.
Atuando diretamente na organização do evento, o vice-prefeito Humberto de Souza, ressaltou em sua fala a importância da contribuição das novas gerações no processo de produção do queijo artesanal de Alagoa, contribuindo com novas ideias e tecnologias que possam impulsionar os negócios das famílias de produtores rurais.
Presidente da Comissão de Cultura da ALMG, o deputado estadual Professor Cleiton surpreendeu todos os presentes com uma grande notícia para Alagoa. O parlamentar protocolou no sábado (1º) o Projeto de Lei 2.452, que reconhece o modo artesanal da produção de queijos de Alagoa como de relevante interesse cultural do estado, assim como o Queijo da Canastra e o Queijo do Sebo.
Munhoz e Mariano agitam o Parque de Exposições
No dia 1º de junho, quem comandou o grande show do XIII Festival do Queijo e do Azeite de Alagoa foi a dupla sertaneja Munhoz de Mariano. Com mais de 753.128 ouvintes mensais no Spotify, os artistas são donos de grandes sucessos como “Camaro Amarelo”, “Seu Bombeiro” e “Balada Louca”.
Ao longo dos quatro dias de programação, também passaram pelos palcos do Parque de Exposições a dupla Marcelo Viola & Ricardo, JP Acústico, Alisson Santiago, Zé Geraldo, Eduardo Almeida, Dose Dupla e Juninho Acústico.
Por Leonardo Souza
Fotos: Jornal Panorama