O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Defesa Civil Estadual, participou, na quinta-feira (24), da abertura do workshop “Prevenção e Ação em Eventos Geológicos e Hidrológicos”. O evento, que também será realizado na sexta (25), reúne especialistas e representantes de diferentes setores, como membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), defesas civis municipais, além de autoridades ligadas ao meio ambiente e à segurança pública.
O principal objetivo do encontro é discutir o planejamento, a prevenção e a conscientização para o enfrentamento adequado de eventos geológicos e hidrológicos e o trabalho com solos e rochas. Durante os dois dias de evento, os participantes discutirão ações estratégicas em painéis e palestras, com a meta de produzir, ao final, uma cartilha contendo orientações práticas para orientar a população, com uma fundamentação dentro da engenharia, para a prevenção a desastres naturais.
Em seu discurso, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou a importância da cooperação interinstitucional. “Esse não é um tema de uma única instituição, precisamos agregar conhecimentos para avançar”, afirmou.
Marília também ressaltou o compromisso do governo de Minas Gerais com a pauta ambiental e com a Campanha Race to Zero, iniciativa que visa zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. “Atualizamos nosso inventário de emissões e concluímos o plano de ação climática”, completou.
Durante o workshop, foi lançada a Revista “Clima e Desastre”, que reúne artigos, diretrizes, práticas de prevenção e mitigação de riscos geológicos, e também aborda a legislação vigente de defesa e proteção civil.
A abertura contou, ainda, com a presença de nomes como o engenheiro Marcos Venícius Gervásio; o especialista em desastres naturais José Margarida da Silva; representantes das comissões de Segurança e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre outros.
Fonte e foto: Minas.gov