sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Ministério da Saúde, por meio da Ouvidoria-Geral do SUS, ampliou suas ferramentas de comunicação com a população ao disponibilizar dois novos canais de atendimento: o WhatsApp e o assistente virtual Chatbot. Esses recursos visam melhorar a acessibilidade, a resolução de questionamentos e combater a disseminação de informações falsas.

Os novos canais são:

WhatsApp: Número 800 275 0620

Chatbot: Disponível no site da OuvSUS, www.gov.br/ouvidoriadosus

Segundo Conceição Rezende, ouvidora-geral do SUS, a introdução desses canais permite que mais pessoas acessem os serviços da ouvidoria de forma mais eficiente. “Os usuários podem escolher o canal que melhor se adapta às suas necessidades e preferências, o que amplia nossa capacidade de atendimento e melhora a resposta às manifestações e à resolução dos problemas levantados pelos usuários, ” afirma Rezende.

A Central de Atendimento OuvSUS136, que entrou em operação no final de dezembro do ano passado, agora conta com uma infraestrutura moderna em uma área de 700 m² localizada em Valparaíso de Goiás. Com uma equipe de até 160 profissionais qualificados, a central foi projetada para oferecer um atendimento receptivo e ativo simultaneamente. Desde sua implantação, o atendimento tem registrado melhorias significativas, incluindo a redução dos custos unitários por atendimento e um aumento na taxa de sucesso em pesquisas de satisfação.

Conceição Rezende destaca que a nova estrutura da central facilita o acesso dos cidadãos às informações sobre os serviços de saúde do SUS, que incluem promoção, prevenção, cuidados e recuperação da saúde. Ela ressalta que “esse acesso é fundamental para combater a disseminação de informações falsas e promover o entendimento e a compreensão precisos sobre as questões relacionadas à saúde”.

Além de atender o público geral, a OuvSUS136 também fornece suporte aos gestores em saúde dos estados e municípios. Rezende explica que os dados coletados pela ouvidoria são valiosos para a tomada de decisões estratégicas, como a alocação mais eficaz de recursos e o desenvolvimento de políticas de saúde mais direcionadas às necessidades da população.

Fonte e foto: Ministério da Saúde

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