Para ampliar a divulgação da importância dos trabalhos na bacia da Pampulha promovidos pelo Reviva Pampulha, a Copasa, por meio da equipe de colaboradores do Programa Voluntários da Copasa, marcou presença no Circuito das Estações – Etapa Inverno, evento esportivo em que ela é parceira, juntamente à Associação dos Empregados da Copasa (Aeco), e que foi realizado nesse domingo (07), na orla da Lagoa, em Belo Horizonte.
Presentes no evento esportivo, o diretor de Relacionamento com o Cliente e Regulação (DRC), Cleyson Jacomini, e a gerente da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Sustentável (USDS), Luciana Barbosa. Os dois falaram sobre os investimentos que a Copasa tem feito para a universalização do saneamento e destacaram também a importância do Reviva Pampulha, que, de acordo com eles, está sendo uma grande oportunidade para agregar valor ao saneamento, o Programa Voluntários da Copasa, que está sendo um instrumento fundamental de divulgação e conscientização da população sobre todos os esforços e todos os resultados que a Companhia está trazendo para despoluir a Lagoa da Pampulha. “Tarefa que depende do engajamento do todos os atores envolvido”, observou Luciana, que ainda fez um agradecimento especial à Aeco por entrado nessa parceria.
“Estou muito satisfeita com essa parceria entre Aeco e Copasa aqui no Circuito das Estações. É muito gratificante porque envolve a divulgação ampla para a população a respeito desse projeto, o Reviva Pampulha, que visa a revitalização da Lagoa, cartão postal de Belo Horizonte, que é também um patrimônio de todos os Mineiros”, ressaltou Luciana Caribé, presidente da Aeco.
Com 17 anos de história, o Circuito das Estações, um dos maiores eventos de corrida de rua da América Latina, que acontece em treze cidades brasileiras, dentre elas Belo Horizonte, continua a inspirar, desafiar e celebrar a paixão por esse esporte. São quatro realizações ao longo do ano, representando as estações: outono, realizada em março/2024; inverno, que ocorreu neste domingo (07/07); além de primavera e verão que ainda vão ocorrer. Participam, em cada etapa, uma média de 7,5 mil corredores.
Além dos corredores, participaram do Circuito das Estações deste domingo empresas e patrocinadores, que fizeram a distribuição de brindes nos diversos stands montados no local de concentração, o que atraiu a vinda de várias pessoas interessadas em acompanhar o evento esportivo.
Nesse contexto, o Circuito acabou sendo a oportunidade ideal para ampliar ainda mais a divulgação das ações desse projeto da Copasa, o Reviva Pampulha, que tem previstos investimentos na casa de R$ 146,5 milhões para a universalização do atendimento do Sistema de Esgotamento Sanitário na Bacia da Pampulha, beneficiando comunidades do entorno, além de ajudar na recuperação da Lagoa da Pampulha para todos os mineiros.
Atualmente, cerca de 36% da meta do Plano já foi alcançada e mais de 35 milhões de reais já foram investidos nas diversas ações propostas pela companhia.
No Plano de Ação, a Copasa é responsável pelas obras de infraestrutura necessárias para a interligação dos imóveis factíveis e potenciais da bacia ao sistema de esgotamento sanitário. Os municípios de Belo Horizonte e Contagem, por sua vez, tem um papel importante na notificação dos moradores que se recusam a aderir às redes disponíveis, bem como nos processos de desapropriação e licenciamento ambiental que se fizerem necessários para a implantação da infraestrutura da Copasa.
Faz parte também de todo esse projeto de recuperação da Lagoa da Pampulha a Estação de Tratamento de Águas Fluviais (ETAF-Pampulha) da Copasa, que fica ao lado do Parque Ecológico Francisco Lins do Rego. A Estação tem como objetivo tratar a água que chega dos córregos Ressaca e Sarandi, que representam aproximadamente 70% da vazão da Lagoa, por meio da remoção de resíduos sólidos lançados nos corpos d’água e da matéria orgânica proveniente do esgoto em regiões sem sistema de coleta.
Fonte e foto: Copasa