sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O judô é um esporte de combate e uma arte marcial originária do Japão, criada por Jigoro Kano em 1882. Sua importância vai além do simples ato de competir ou lutar, pois engloba diversos benefícios e valores fundamentais para o desenvolvimento físico, mental e social de seus praticantes.

No Sul de Minas, o esporte tem um representante vitorioso e que leva o nome da região em todas as competições de que participa. O professor Breno Gomes, natural de Itajubá, é pós-graduado em Educação Física, além de ser faixa preta 2 Dan de Judô e faixa marrom em jiu-jitsu. Breno começou no judô bem novinho, com apenas 6 anos, e hoje é a prova viva de que o esporte é o caminho para uma vida vitoriosa – não só nos tatames. “O esporte é escola de combate, o objetivo é aprender a vencer, mas também a lutar com amor pelo combate e não ódio pelos outros”, reflete o professor.

Entre seus principais títulos no judô, estão o vice-campeonato no JIMI, campeão no Campeonato Mineiro e no Campeonato Brasileiro, e os terceiros lugares no Pan Americano, Liga Mineira e Liga Nacional da modalidade. No jiu-jitsu, Breno também coleciona conquistas: é vice-campeão latino-americano, vice-campeão no Campeonato do Sudeste Brasileiro e vencedor do Campeonato AJP de São Paulo. Os títulos mais recentes foram conquistados em julho, com a terceira colocação por faixas no campeonato de judô de Guaratinguetá (SP) e durante a 64ª Olimpíadas Campanhenses, onde foi campeão no judô e vice-campeão no jiu-jitsu, no dia 1º de setembro.

Com 23 anos de prática no judô e 16 no jiu-jitsu, atualmente, o professor foca o seu trabalho com as crianças. Trabalhar o judô com os pequenos é uma atividade extremamente valiosa, pois vai além do aspecto físico e competitivo, promovendo um desenvolvimento integral que inclui habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Além disso, as técnicas do esporte ajudam a melhorar valores como trabalho em equipe, autoconfiança, autoestima e que perder faz parte da vida. “Gosto de trabalhar com as crianças para ensiná-las que o esporte é muito mais do que apenas perder ou ganhar; é sobre respeito, disciplina. Através do esporte podemos formar cidadãos de bem”, afirma.

Por Juliana Carvalho

Fotos: arquivo pessoal/ Breno Gomes

Compartilhe:
Exit mobile version