Na tarde de quinta-feira (9), quatro vereadores da Câmara de Pouso Alegre realizaram uma coletiva de imprensa para anunciar a intenção de criar uma comissão especial de estudo. O objetivo da comissão será avaliar os contratos da Prefeitura, com foco nos gastos públicos destinados às festividades natalinas de 2024, que, segundo os parlamentares, podem estar irregulares ou superfaturados.
A coletiva contou com a presença dos vereadores Israel Russo, Leandro Morais e Odair Quincote (todos do União Brasil) e Delegado Renato Gavião (PSDB). Durante a coletiva, os parlamentares apresentaram números de um levantamento inicial que, segundo eles, chamam atenção por se desviarem dos padrões do mercado, especialmente quando comparados aos gastos de outras cidades do Sul de Minas, como a turística Poços de Caldas, com relação aos ornamentos de Natal.
A comissão, de caráter provisório, se for aprovada por maioria no Plenário, começará a revisão dos contratos firmados entre a Prefeitura e a empresa Scutari e Monroe Produções Artísticas Ltda., contratada para realizar eventos culturais e artísticos, incluindo as festividades de Natal de 2024. Os vereadores, no entanto, destacaram que o objetivo da comissão é ir além dos gastos com o Natal e, no futuro, analisar outros contratos da administração municipal.
Em sua fala, o vereador Leandro Morais ressaltou que a Prefeitura tem demonstrado falta de transparência em relação aos gastos com o Natal. Segundo ele, a população espera que o Legislativo Municipal exerça a fiscalização sobre as ações do Poder Executivo, por isso a importância de instaurar essa comissão na Casa para esclarecer essas questões.
A criação da comissão dependerá da aprovação da maioria dos vereadores no Plenário da Câmara de Pouso Alegre.
Fonte e foto: Prefeitura de Pouso Alegre