O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) da Prefeitura de Belo Horizonte ganhou novos reforços neste ano. Agora, as equipes contam com vans e tablets, que auxiliam não apenas no deslocamento entre diferentes pontos da cidade, mas também na aproximação e identificação das pessoas em situação de rua.
São três vans totalmente equipadas para circulação em todas as regionais, de forma programada, para a realização de atendimentos sociais, encaminhamentos para outros serviços públicos e atualização de informações no Cadastro Único. O interior das vans é estruturado como salas de atendimento, com espaços que garantam o sigilo e conforto dos cidadãos atendidos. Em função dessa estrutura, as vans não são usadas para o deslocamento de usuários.
Para auxiliar na aproximação e confiança entre os cidadãos atendidos e as equipes, são propostas atividades lúdicas. Cada van conta com materiais como peteca, bola, xadrez, dama, baralhos, jogos de cartas, dominó, tiro ao alvo, canetinhas, tintas, papéis para desenhos e livros.
“Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos da população em situação de rua. Muitas vezes, o contato com essas equipes é o primeiro entre o cidadão e o poder público, por isso precisa ser feito de maneira qualificada e rápida, para iniciar uma relação de confiança. A partir deste primeiro contato, que pode ser uma orientação ou encaminhamento para o acesso a um serviço público, conseguimos trazer esse indivíduo para perto, possibilitando o início do processo de saída das ruas, que passará, obviamente, por outros campos da vida, como a saúde, a moradia e o trabalho”, explica Daniele Carmona, subsecretária de Assistência Social.
Ações emergenciais
Em situações de emergência, as vans também terão um papel importante no atendimento à população em situação de rua. É possível mencionar as ondas de calor e baixa umidade, quando é necessário o reforço da hidratação, com a entrega de água potável. Em setembro deste ano, em uma ação de teste, as ações distribuição de água contaram com o apoio das vans, possibilitando uma maior abrangência territorial e a melhor identificação do serviço por parte dos usuários.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Divulgação / PBH