As zonas eleitorais de Belo Horizonte começaram a preparar as urnas eletrônicas para o segundo turno das Eleições 2024, que acontece no dia 27 de outubro. O procedimento de carga das urnas começou no dia 15 e segue até o dia 20.
São 5.034 equipamentos, sendo 4.764 para uso efetivo nas seções eleitorais. Outras 270 urnas eletrônicas ficam de reserva, para o caso de ser necessário substituir algum equipamento que apresente problemas de funcionamento ao longo do dia de votação.
O sistema de votação e os dados das eleitoras e eleitores, inseridos nas urnas para o 1º turno, permanecem nos equipamentos e não precisam ser substituídos. Para o 2º turno, são inseridos os dados das duas chapas que concorrem à Prefeitura da capital e uma nova mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna eletrônicas.
Após a carga, são feitos testes de funcionamento: teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são selecionadas para serem submetidas a uma votação simulada, com os candidatos reais. É uma auditoria para checar que tudo está funcionando direitinho.
Os servidores e técnicos de apoio também conferem todos os lacres das urnas. São eles que permitem checar, no dia da votação, que os equipamentos não foram violados.
Todo esse procedimento é acompanhado por diversas entidades fiscalizadoras, como o Ministério Público, partidos políticos e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras.
Uberaba
Em Uberaba, onde também haverá segundo turno, a preparação das urnas eletrônicas acontecerá de 18 a 20 de outubro. Na cidade do Triângulo Mineiro, são 977 urnas, sendo 111 de reserva.
Fonte e foto: TRE-MG