A Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) da UNIFAL-MG conquistaram reconhecimento nacional no ano de 2024 em duas premiações de inovação e empreendedorismo. A NidusTec foi indicada como uma das três melhores incubadoras do país pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, com o “Troféu Adelino Medeiros”, e conquistou certificação no “Cerne 2”, indicado a incubadoras preparadas para impulsionar empreendimentos rumo ao mercado. Ambos os prêmios foram promovidos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e idealizados por reconhecer e valorizar iniciativas de excelência no apoio ao empreendedorismo e à inovação no Brasil. A entrega ocorreu no dia 3 de dezembro durante a 34ª Conferência Anprotec, realizada no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, São Paulo.
Além da UNIFAL-MG, entre as indicadas para o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, na categoria ‘Incubadora de Empresas’, estiveram a Incubadora Santos Dumont (Itaipu) e o Centro de Empreendimentos em Informática (CEI.UFRGS). Conforme informado pela Anprotec, o Troféu Adelino Medeiros é voltado para o reconhecimento de programas que tenham criado e implementado projetos capazes de incrementar a taxa de criação de novos empreendimentos inovadores no contexto de programas de incubação. A premiação também valoriza práticas inovadoras relevantes nos processos de incubação, pré-incubação, pré-aceleração, seleção e atração de empreendimentos.
Outro marco para a Nidustec foi a conquista da certificação Cerne 2, que atesta a excelência na gestão de incubadoras e a eficiência nos processos de apoio às startups. Segundo a diretora da Agência de Inovação, professora Izabella Carneiro Bastos, a certificação reflete o compromisso contínuo da NidusTec com a inovação e o empreendedorismo. “Passar do Cerne 1 para o Cerne 2 é um reconhecimento da melhoria e organização dos nossos processos, além de demonstrar o impacto significativo que as ações da incubadora têm para a região”, destacou.
Na Conferência, a equipe da NidusTec apresentou dois trabalhos, selecionados entre mais de 150 submissões nas categorias “Relato de Boas Práticas” e “Artigo Técnico”. Conforme informado pelo grupo, apenas 11 trabalhos foram escolhidos para apresentação oral, evidenciando a relevância das iniciativas da incubadora no desenvolvimento de startups e na consolidação de um ecossistema de inovação sustentável. A seleção envolveu a análise de critérios como inovação, impacto e qualidade técnica dos projetos.
As conquistas, de acordo com a equipe, reafirmam o papel estratégico da UNIFAL-MG no fomento à inovação e na geração de soluções tecnológicas. Segundo Izabella, “essas vitórias são resultado do esforço coletivo da equipe, parceiros e startups incubadas, consolidando a NidusTec como uma referência no cenário nacional e promovendo impacto econômico e social significativo”.
Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador
Após mais de 15 anos como referência no reconhecimento de ambientes de inovação, o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec, retomou as atividades em 2024 com um novo formato voltado a premiar cases, programas e iniciativas de impacto em categorias específicas. A mudança reflete o compromisso da premiação com a inclusão e a diversidade, destacando projetos de instituições de diferentes portes e regiões do Brasil.
Nesta edição, o foco na valorização de iniciativas específicas, em vez de premiar ambientes de inovação como um todo, possibilitou maior equidade entre os concorrentes. Segundo a organização, essa abordagem diversificada buscou contemplar práticas que, independentemente do tamanho ou localização, geram resultados expressivos em inovação e empreendedorismo.
O processo de seleção contou com quatro etapas: análise inicial por uma banca de especialistas, votação dos associados da Anprotec, votação popular nas redes sociais e a apresentação final dos projetos no Demoday, realizado na véspera da premiação. Durante o evento, candidatos puderam apresentar suas propostas em detalhes, promovendo uma avaliação criteriosa.
A organização destacou que o modelo de avaliação garantiu que os vencedores fossem escolhidos com base na qualidade técnica das iniciativas, assim como no impacto e engajamento gerados. Para a Anprotec, a nova estrutura do prêmio reafirma a importância de celebrar a diversidade de práticas que compõem o ecossistema brasileiro de inovação, estimulando ainda mais o desenvolvimento do setor.
Fonte e fotos: UNIFAL