No próximo sábado, 23, das 8h às 12h, acontece o “Dia D” de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Viçosa. Essa estratégia faz parte da Campanha de Multivacinação elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde que inclui todos os municípios mineiros. O público alvo para a multivacinação são todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
De acordo com o Setor de Atenção Primária de Imunização da Prefeitura de Viçosa, trata-se de uma estratégia de extrema importância que visa atualizar a caderneta de vacinas das crianças e adolescentes afim de se evitar que doenças imunopreviníveis, que já estão erradicadas, possam voltar à circulação pela baixa na cobertura vacinal. Cabe ressaltar que as vacinas contra a Poliomielite (Paralisia infantil) e HPV (Papilomavirus humano) passaram por atualizações nos últimos tempos.
Segundo Jeferson Viana, coordenador de Imunizações da Prefeitura de Viçosa, a “gotinha”, que é a dose de reforço contra a paralisia infantil, foi substituída pela VIP, que é a dose injetável. Logo, todas as crianças acima de 1 ano e 3 meses que receberam uma dose de reforço contra a Pólio devem se vacinar com a VIP.
Sobre a vacina contra HPV, todos os meninos e meninas, a partir de 9 anos, que ainda não se vacinaram devem receber uma dose da vacina. Esse grupo que, anteriormente era de até 15 anos, foi estendido para 19 anos, isso é, para aqueles que nunca receberam uma dose sequer da vacina contra HPV.
Fonte e foto: Prefeitura de Viçosa