No dia 19 de setembro, o Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi palco da inauguração da unidade de inteligência artificial (u.AI) da startup Wonder Data Labs. O evento contou com a presença de autoridades acadêmicas, representantes da startup e do governo municipal, destacando a importância do novo núcleo de pesquisa.
Entre os presentes, estavam o reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni; os professores Otávio de Souza Martins Gomes, Luiz Lenarth Gabriel Vermaas e Robson Luiz Moreno, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI); e Carlos Henrique Pereira Mello, diretor de Extensão Tecnológica da Pró-reitoria de Extensão (PROEX). O secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, também marcou presença.
O evento foi aberto pelo professor Otávio de Souza Martins Gomes, que enfatizou a relevância da inauguração da u.AI e explicou a sigla, fazendo uma referência ao termo “uai”, popular em Minas Gerais. Em seguida, o engenheiro mecânico Diego Mercadal, sócio-fundador da Wonder Data Labs e ex-aluno da UNIFEI, apresentou a trajetória da startup, que foi fundada em 2023 e está instalada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT).
O reitor Edson Bortoni parabenizou a iniciativa, destacando o HardTech Innovation, um evento recente realizado no parque municipal de Itajubá que celebrou os resultados do ecossistema de inovação local, no qual a UNIFEI desempenha um papel fundamental.
Após a cerimônia, os convidados foram incentivados a conhecer a nova unidade da Wonder Data Labs, localizada no IESTI. Eles também visitaram o Laboratório de Usabilidade e Fatores Humanos (LUFH), coordenado pelo professor Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, que desenvolverá atividades em colaboração com a startup. A visita foi encerrada com uma confraternização.
A Wonder Data Labs oferece soluções personalizadas em inteligência artificial e análise de dados, focando na eficiência, segurança e sustentabilidade das operações industriais. Entre seus serviços, destacam-se:
- Wonder Sentinel: Uma ferramenta inovadora que transforma a gestão de processos e manutenção com monitoramento em tempo real e manutenção preditiva.
- Wonder Wise: Uma solução baseada em Inteligência Artificial Generativa (GenAI) que aborda problemas como comparação de documentos e gestão de fluxos de trabalho.
O Grupo de Pesquisa em Cibersegurança e Sistemas Críticos do IESTI também apresentou suas pesquisas em andamento, incluindo temas como avaliação de usabilidade de sistemas e análise de vulnerabilidades em dispositivos IoT. Mais detalhes sobre as pesquisas podem ser acessados no site cs2.unifei.edu.br.
Fonte e foto: UNIFEI