O último final de semana de 2024 deve ser marcado por chuvas em todas as regiões do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê grande volume de precipitações a partir de sexta-feira (27), com maior intensidade na região Sudeste. Esse cenário é causado pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que vai afetar o país até segunda-feira (30). A ZCAS é responsável por dias nublados e chuvas intensas e contínuas, que podem ter impacto em várias localidades.
A meteorologista do Inmet, Maitê Coutinho, destacou que as chuvas mais significativas ocorrerão em áreas onde a ZCAS estiver presente, abrangendo o sudoeste da Amazônia, as regiões Centro-Oeste e Sudeste, até o Oceano Atlântico. A previsão é de atenção especial para o Sudeste, onde os impactos podem ser mais intensos. Na Região Norte, espera-se pancadas de chuva e trovoadas isoladas, enquanto no Nordeste as chuvas devem ser mais localizadas no litoral.
Na Região Sul, o tempo também será instável, com possibilidade de chuvas isoladas no Paraná e no extremo sul do Rio Grande do Sul. A partir de sábado (28), o tempo tende a melhorar no interior da região, com chuvas isoladas apenas no litoral. No domingo (29), as chances de precipitações diminuem, mas ainda podem ocorrer no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Fonte e Foto: Agência Brasil